
Lamartine Palhano Júnior
L. Palhano Jr. foi um dos mais brilhantes investigadores do espiritismo no Brasil. Natural de Coronel Fabriciano, MG, ainda em criança mudou-se para a cidade de Vitória, ES. Adoptou o espiritismo na juventude, a partir de uma decisão consciente, nascida da reflexão e da convicção pessoal. Licenciou-se em farmácia, realizou o seu mestrado na área da bacteriologia e doutorou-se em ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvendo uma intensa actividade académica. Como cientista, realizou pesquisas em diversas áreas, destacando-se os seus estudos sobre a tuberculose, para cujo diagnóstico desenvolveu várias técnicas. Fruto dessas pesquisas, publicou inúmeros artigos em revistas científicas internacionais e apresentou-se em diversos congressos internacionais. Lecionou microbiologia na Universidade do Estado do Espírito Santo e patologia na Universidade Federal do Espírito Santo.
No movimento espírita, Palhano foi um participante activo, tendo actuado em inúmeras instituições, não apenas em Vitória, mas também em Niterói, cidade onde residiu durante os seus cursos de mestrado e doutoramento. Deu uma inestimável contribuição em diversas áreas: pesquisa científica de cunho espírita, publicação de livros, apresentações em palestras, cursos e formações que realizava com grande frequência. Como investigador, fundou e dirigiu a FESPE (Fundação Espírito-Santense de Pesquisa Espírita) e o CIPES (Círculo de Pesquisa Espírita de Vitória), instituições que se tornaram referência na pesquisa espírita no Brasil. É conhecida e aplicada por diversos grupos mediúnicos a técnica por ele desenvolvida, que denominou “varredura psíquica”.
Notável foi a versatilidade da sua produção editorial espírita. Escreveu inúmeros livros infantis, outros na área da teologia espírita, diversas biografias de vultos espíritas
(Palhano atribuía extrema importância à preservação da memória espírita, tendo, inclusive, apoiado e incentivado o trabalho de vários investigadores nessa área) e até a literatura foi enriquecida com um excelente romance sobre José de Anchieta, que surpreendeu pela sua elevada qualidade literária. Publicou alguns ensaios de cunho doutrinário e obras destinadas à divulgação do espiritismo junto do público em geral. A sua grande contribuição foi na área da investigação mediúnica, cujas obras são fruto das pesquisas realizadas inicialmente na Federação Espírita do Espírito Santo, onde foi Director de Doutrina, posteriormente na Casa Espírita Cristã, em Vila Velha, e finalmente na FESPE e no CIPES. Há ainda algumas obras inéditas que já haviam sido concluídas por altura da sua desencarnação.
Não podemos esquecer outro aspecto da personalidade de Palhano: a afabilidade, o bom humor, o carinho e a disponibilidade para atender os que o procuravam, muitas vezes em detrimento da sua tranquilidade pessoal e familiar, sempre com uma palavra de apoio, um conselho ou um esclarecimento. Esperamos que este estimado companheiro receba os nossos pensamentos de gratidão e carinho nos novos planos em que se encontra.
OBRAS PUBLICADAS DE L. PALHANO JR.
Infanto-juvenis:
A estrela de Belém
Jesus aos 12 anos
João Batista, o profeta do Cristo
O pastorzinho de Belém
O pequeno espírita
O reino dos céus para os humildes
Rosma, o fantasma de Hydesville
Sonhos de Aurélio
Uma páscoa diferente
O velho Simeão
Teologia espírita:
A carta de Tiago
Aos efésios
Aos gálatas
Temas da teologia espírita
Biografias:
Dimensões da mediunidade
Dossiê Fénelon Barbosa
Dossiê Jerônimo Ribeiro
Dossiê Peixotinho
Eusápia, a feiticeira
Experimentações mediúnicas
Mirabeli, um médium extraordinária
Autobiográfico:
Diário de um espírita
Romance:
As chaves do reino: seguindo os passes de Anchieta
Ensaios:
Espiritismo, religião natural
A imortalidade dos poetas mortos
A mediunidade no centro espírita
A verdade de Nostradamus
Pesquisa científica espírita:
Evocação de espíritos
Laudos espíritas da loucura
O livro da prece
O significado oculto dos sonhos
Passe – magnetismo curador
Reuniões mediúnicas
Transe e mediunidade
Viagens psíquicas no tempo
Dicionário:
Dicionário de filosofia espírita
Léxico kardequiano
Tradução:
Definições espíritas (Allan Kardec)