Mauro Camargo

 

Mauro Cesar Bruginski Camargo é o terceiro e último filho da família. Nasceu no ano de 1962, numa cidade pequena – e que até hoje continua pequena – chamada Rebouças, no sul do Paraná. Morava numa casa grande de madeira, daquelas com pomar e horta, campinho de futebol e piscina, e, quando saía pelas manhãs frias de inverno para ir à escola (tantas vezes com geadas a cobrir os relvados), sentia-se sempre tentado a passar direto pelo portão da escola e ir pescar no rio que passava logo atrás.

O seu pai, Afonso Vidal Camargo, faleceu em 2022. Era aposentado como comerciante e, durante a vida, trabalhou no mato, com madeira e erva-mate, além de ter tido um dos bares mais movimentados da cidade. A sua mãe, Ignez Bruginski Camargo, também aposentada, mas como professora, era na época secretária do Grupo Escolar Professor Júlio Cesar – precisamente aquele que tinha um rio tentador a passar pelos fundos, o que costumava ser um entrave a mais para realizar esta vontade. Deste período no interior, vale destacar a figura do seu tio Ango, um leitor ávido de tudo o que lhe caía nas mãos, que, muito cedo, presenteou Mauro com o livro Tarzan, de Edgar Rice Burroughs. Foi o começo de tudo.

Em 1974, Mauro mudou-se para uma cidade maior, Ponta Grossa, também no Paraná, com alguma angústia por deixar para trás uma infância cheia de regalias rurais. Porém, estudar era necessário e, em 1984, formou-se em odontologia pela Fundação Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nesse mesmo ano, mudou-se para o litoral de Santa Catarina, para outra pequena cidade, Penha, onde rapidamente se apaixonou pelo mar e teve a certeza de que não conseguiria mais viver longe dele. O mar veio sanar a angústia pela natureza que ficou perdida no tempo, desde que saiu de Rebouças, com os seus rios, matas e poesias subtis.

Em 1990, pós-graduou-se em endodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Em 1997, mudou-se para Balneário Camboriú, onde reside atualmente.

Tem um filho, Nieje Amarante Camargo, que nasceu em 1988 e que é formado e pós-graduado em design industrial.

Foi ainda em Ponta Grossa, por volta dos 16 anos (cerca de 1978), que conheceu melhor o espiritismo, pelo qual se apaixonou. Logo transformou essa paixão num amor profundo, que o levou a estudar tudo o que encontrava pela frente. Descobriu uma literatura rica e vasta, e transformou a teoria em prática com grande intensidade. Dirigiu um grupo de estudos e trabalhos mediúnicos de 1986 a 2021, interrompendo as atividades devido à pandemia de coronavírus, somando 35 anos de atuação.

Livros publicados:

Bala, perdida?, Editora Hemisfério Sul, 2000.

Ana Cabeluda do Pano na Cabeça, Editora Momento atual, 2003.

Paris, setembro de 1793, Editora Lachâtre, 2006.

O magneto, Editora Lachâtre, 2010.

Eu queria ser Bezerra de Menezes, Editora Lachâtre, 2012.

Alor, uma viagem ao futuro do espírito, Editora Lachâtre, 2013.

Contos de Natal, Editora Lachâtre, 2013.

Ombra e Lutz, Editora Lachâtre, 2015.

Eu queria ser Allan Kardec, Editora Lachâtre, 2016.

Um amor antes de Portugal, Editora Docas da Livraria, 2023.

Um amor além-mar, Editora Docas da Livraria, 2024.

Um amor durante a Inquisição, Editora Docas da Livraria, 2024.

www.sombrapensante.blogspot.com

@maurocbcamargo

Scroll to Top